domingo, 11 de março de 2012

Excesso de "onde" e "quando"? Vida de Internauta 12


Quando se fala em privacidade na Internet a primeira coisa que vem à mente de muita gente são as fotos. Bem, é bom que se use configurações de privacidade de fotos e que se selecione o que se quer compartilhar, porém, configuração de privacidade de fotos sempre foi algo burlado com certa facilidade! Recentemente foi notícia que o Facebook corrigiu uma falha. Usuários xeretas estavam tendo acesso a álbuns não compartilhados e para isso não usavam nenhum grande artifício senão as próprias ferramentas do site de modo malicioso. A manobra dos xeretas espertos foi descoberta e corrigida pelo site, e claro, tudo isso passa por uma enorme falta de educação e respeito ao que as pessoas queiram compartilhar ou não. Mas o episódio serve para lembrar que: se alguma foto for do tipo que definitivamente não seja para ser vista por qualquer um o ideal mesmo é que não seja publicada!

Só que enquanto o tema foto anda mais em foco tenho me perguntado se não tem havido um excesso de “onde” e “quando” nas redes sociais. Dias desses estava vendo o Facebook e alguém postou algo por telefone e estava indicada a localização do telefone no momento da publicação. Será que é algo a se divulgar sem razão que justifique?
Não é necessário grande conhecimento para saber que malfeitores, incluindo várias classes destes (molestadores, sequestradores...), procuram saber da rotina de suas vítimas. Malfeitores buscam com grande dedicação saber “quando” e “onde” seus alvos andam, seja para encontrar as vítimas ou agir na ausência delas! Quem nunca assistiu na TV, a algum filme, episódio de seriado onde algum criminoso buscava saber sobre casas vazias para roubar?
Comentei uma vez aqui no blog sobre um site gringo chamado “Por favor, me roube”, que usando informações do jogo “Four Square” indica casas potencialmente vazias, segundo o site a intenção é chamar a atenção para o perigo de estar informando online sobre onde se está!
Não se gasta muito tempo para encontrarmos pessoas compartilhando onde estão e o que estão fazendo, ou o que planejam fazer. Tem vezes que vejo até internauta dizendo a nome da rua em que mora, escola em que estuda os horários das atividades e toda uma série de informações perigosas!
A moda do “quando” é facilmente percebida quando vemos o atual site da moda, o Facebook criar a sua, em minha opinião, chatíssima, linha do tempo!
Acredito que nós internautas precisamos pensar mais na segurança, por exemplo, antes de “confirmar presença” em eventos com data, local e hora!
Precisamos pensar sobre o quão perigoso pode ser divulgar informações sobre onde vamos, onde estamos e quando, e em como podem ser usadas por pessoas mal intencionadas para nos causar prejuízos antes de divulgá-las!
É isso!

...beijinhos***

Um comentário:

  1. Postar rua d onde mora e número do telefone, eu acho tenso!
    Internauta 12 já, como o tempo passa né? Parece q foi ontem q estava lendo o primeiro "vida d internauta" xD

    ResponderExcluir