quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Compras para ir à Praia!

Para irmos à praia precisamos estar protegidas!
E se você quer se bronzear nem pense em cair na besteira de achar que deva torrar o dia inteiro no sol sem proteção nenhuma! Você já ouviu, mas vou repetir já que não é demais: raios solares, os famosos ultravioletas podem prejudicar nossa saúde, podem causar até câncer de pele!
Vamos começar com a compra do protetor e outras coisinhas!
Para termos um bom post sobre o assunto eu consultei nossa grande fonte de informações úteis e valiosas: minha coleção de revistas Atrevida e outras!

Com base nas matérias consultadas:
A partir do nosso tipo de pele e do nosso objetivo: se proteger e bronzear o mínimo possível ou ganhar a tal “cor de verão” é que vamos saber quais melhores produtos para a gente! Seja qual for nosso tipo de pele e independente do quanto pretendemos nos bronzear: precisamos de filtro solar! Se você quer um bronzeador precisa escolher um que tenha filtro para se bronzear de forma saudável. Devemos escolher qual FPS (fator de proteção solar) vamos usar! Quanto maior o número menos nos queimamos! Mas se você for bem branquinha como eu nem pense em comprar um protetor ou bronzeador com FPS menor que 15 (eu compro de 50 pra cima e ainda fico vermelha xD), já se sua pele for mais morena o número pode diminuir. É bom lembrar que um bronze bonito se consegue tomando sol um pouquinho cada dia e não de uma vez só, portanto não caia na bobagem de abrir mão do FPS!
Nem pense em usar óleos bronzeadores sem filtro, produtos de caseiros ou de origem duvidosa, pois podem provocar queimaduras perigosas no pior dos casos e também manchas nada bonitas!
Lábios também precisam de proteção! Existem protetores labiais em forma de batom que você pode/deve incluir na compra dos produtos para a praia! Na falta dele pode passar um pouquinho do protetor nos lábios.
Tem também muita gente que anda curtindo os autobronzeadores que deve se começar a usar pelo menos três dias antes de ir à praia. É um produto que muita gente curte para não chegar lá com cara de fantasma ou vampira. Quem escolha usá-los deve fazer uma esfoliação antes de aplicar para que o produto atue de forma uniforme e lembrar-se de fazer movimentos circulares no ato da aplicação e dar especial atenção a joelhos e cotovelos, proteger as unhas usando gel de cabelo nelas para evitar contornos estranhos e depois lavar bem as mãos e esperar secar de pé (10 minutinhos).
Mas não é só a pele! E o cabelo? Ai ai ai! Cabelos ressecados de praia que terror pra gente! Existem linhas de xampus e condicionadores que conteem filtro solar! E vão pra cestinha de compras de verão! Mas não dispensam o gel ou creme com filtro solar, que deve ser aplicado pelo menos meia hora antes de nos expormos ao sol! Mas estamos falando de protetores específicos para cabelo! Usar o para pele no cabelo não funciona, pois estes não aderem aos fios!
Se seu cabelo é claro, faz que nem eu, vá de xampu termoativado, com silicone na fórmula (que além de proteger do sol no caso de piscinas ele diminui o efeito de produtos químicos da água que causam o famoso esverdeado)
Durante o verão podemos usar condicionadores com hidratação extra (lavar o cabelo todo dia, o que é comum no calor, facilita o ressecamento). Mas uma ótima dica são os cremes sem enxágue!
Se você optar por hidratar os madeixas com máscaras à base de óleo de argan e manteiga de karité, que também é uma boa, não se esqueça de manter o produto longe da raiz!
Ainda sobre o cabelo é bom ter boné, chapéu, lenço tudo o que for super estiloso e proteja nossas madeixas! Mas ficar o dia todo com eles abafando o couro cabeludo é tenso! Preferir modelos de que permitem o ar circular é uma dica ou usar só mesmo quando estiver direto no sol e deixar o cabelo à vontade o resto do dia.
Proteger os olhos com óculos de sol super estilosos também é bom! Afinal os olhos também podem sofrer danos com a exposição ao sol forte! Mas corra de óculos que não sejam de óticas! Produtos sem qualidade podem gerar danos terríveis aos seus olhos com consequências muito sérias! Óculos só de qualidade e apropriados pra gente!
(fontes consultadas: Todateen Verão, reportagem de Kamila Dantas; Atrevida reportagens de Rita Trevisan e Sarah Ferrari)

Nos próximos posts continuamos!

...beijinhos***

Um comentário:

  1. Nuss quanta coisa! rs
    eu tenho 1 p/ o corpo 1 p/ o rosto e brilho labial (q tb é protetor solar) e qnd vou sair sempre esqueço d usar :|
    É difícil eu sair no sol, mas vou passar a tomar mais cuidado. Tentar lembrar xD
    Obrigada ;)

    Beijos

    ResponderExcluir