terça-feira, 9 de novembro de 2010

Você é Emo?

Você é Emo? É uma pergunta que eu ouço muito na Internet! “Você é Emo?” Pode significar “Se você for emo vou te xingar e excluir!” Muitas vezes também é uma pergunta que a pessoa faz e já tem uma resposta! Sendo praticamente uma acusação! Nesse caso “você é emo?” significa “você é emo!” e subentendesse “vou te hostilizar porque você é emo!”

Mas afinal, o que é “emo”? De onde vem? Será que ser emo é ter uma franja grande? Emo é algum tipo de orientação sexual? Seria ficar chorando? Vamos tentar entender!


Para tentar entender melhor, vamos voltar um pouco antes! Antes dos “emos” existia uma vertente de rock chamada Hard-Core! O Hard-Core, resumidamente, é um descendente do Punk-Rock! Uma vertente mais pesada e agressiva da sonoridade punk. O Hard-Core costumava tratar em suas letras de temas herdados do Punk, como pregar a filosofia anarquista, rock de protesto político e etc.


Aconteceu que começaram a surgir bandas com um som Hard-Core que “mudaram o assunto” Trazendo nas letras temas mais introspectivos, românticos e posteriormente acrescentando elementos sonoros de rock alternativo da época, músicas com um toque mais melódicos... Essas bandas ganharam o rótulo de “Emotional Hard-Core” (Hard-Core emocional) Alguns divergem de onde exatamente veio o termo, mas o mais aceito é que veio de rádios de São Francisco (EUA), de publicações alternativas ( como o fanzine Maximum Rock’n’Roll e a revista de Skate Thrasher, segundo Wikipédia). Foi então que “Emocional Hard-Core” virou “Emocore”, nome dado a essa nova versão do HC que chamamos Post-HardCore!


Digamos que posteriormente o Post-HC ganharia um subgênero... nos EUA por volta de 2000 surge o Screamo (vem de grito) que inseriu muitos “gritos” e vocais guturais seguidos por vocal melódico ao gênero, tendo um som muito intenso e agressivo, mas podendo alternar com partes mais lentas e é comumente confudido com o Post-HC.


Em termos de som esse seria o rock dos emos! O mais interessante em definir "rock dos emos" é que as bandas raramentes aderem ao rótulo e se dizem"emos", Especialmente as que influenciaram em muito o surgimento da vertente. O “Metalcore” uma “fusão da vertente metal com o HardCore” também agrada muito a tribo!


Ah sim! Por falar em tribo...


Tribos são micro grupos que compartilham gosto musical, estilo de roupa e modo de interagir com a sociedade!


Até agora falamos muito do gosto musical que resumidamente é um som pesado com letras românticas e introspectivas. E o estilo de roupa? Os “emos originais” – vamos chamar assim, costumam gostar de preto, xadrez, acessórios “herdados dos punks” e temas infantis... e, claro, a famosa franja comprida caindo sobre os olhos! (Para muitas pessoas a franja assim já faz de alguém um emo). Também um corte mais “espetado na parte de trás”


Falta ainda falar do “modo de interagir com a Sociedade” (já vamos tocar nas mudanças de visual e novas tendências) Os “Emos” valorizam a sensibilidade, a emoção e a introspecção. Vêem num certo estado emocional da mente e livre expressão da emoção sua forma de interação! Diferenciando-se de formas “mais violentas” de expressão. A atitude “emo” pode por fim ser: estar confortável consigo mesmo de uma forma mais direta de alterar os sentimentos de alguém sem palavras, apenas emoção. Os “emos” se popularizaram muito no Brasil no início dos anos 2000.


Compartilhar o modo de se vestir em todas as tribos é também uma forma de estar apresentando à Sociedade e aos outros uma identidade. Claro, é fato que muitas pessoas aderem visuais apenas por acharem bonito e por modismos.


From UK” (oriundo do Reino Unido) e “Scene” (cena): Muitos adeptos do estilo From UK rejeitam serem tidos como descendentes dos “emos”. Porém teem a mesma origem! Tem gente que chama de “emo de luxo” ou “pós-emo” Mas existem muitas diferenças entre os From Uk e os “emos”. O estilo From UK, de origem no Reino Unido, mistura um comportamento desencadeado e muita exposição da própria imagem na Internet! Um guarda-roupa From Uk inclui, ou pode incluir calças skinny super justas, camisetas de bandas ou estampas como Hello Kity, caveiras e etc, brass knuckles (soqueiras), acessórios retrôs, coroinhas de princesa, meia-arrastão, tênis enormes de marcas famosas, sapatilhas (como de bonecas) e etc... Gostam de cores vibrantes... A maquiagem carregada e cabelos maiores e mais “desconectados”... Na parte musical deixam de lado a coisa tão “emocional” e gostam muito da cena alternativa, metalcore, indie... mas também de músicas eletrônicas e Dance. Scene significa “cena” e para os Scene o importante parece ser “estar na cena”. Há quem diga que o From UK do Brasil é uma importação do Scene, mas o mais aceito é que o Scene seja uma versão mais “infantil” do From Uk, A Internet assume grande importância dentre o grupo, e ser popular dentro de redes sociais é muito valorizado. A turma mais “scene” adora cílios postiços, raios, diamantes e amam o urso Glomy! Cabelos coloridos (os “emos tradicionais teem em geral preferência pelo cabelo preto) e etc...


Preconceitos


Lembrando: Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional.


Acontece que além do que é emo existe o que os outros consideram ser emo!


Outra vertente musical que surge a partir do Punk são as bandas de “Pop-Punk”! O Pop-Punk não era “emo”, mas muitos fãs do punk tradicional, HardCore, e outros gêneros de rock que rejeitavam o Pop-Punk e o viam como algo sem valor taxavam o estilo como emo! No início dos 90s essa vertente discriminada e apelidada de “emo” se aproximou e ganhou influência do indie e ganhando novas sonoridades... A rejeição a essa tendência tem sua contribuição para o preconceito contra os “emos”


Um fator muito agravante de preconceito é que membros de outros microgrupos ou tribos relacionam “ser emo” com “orientação sexual”. Eles vêem os “emos” forçosamente como pessoas de orientação diferente da heterosexualidade, e segundo eles, isso justifica hostilizar o grupo! Infelizmente o Brasil é um dos países mais homofóbicos do Mundo, sendo terreno fértil para esse tipo de discriminação! Boa parte dessa confusão de associar “ser emo” com ter alguma orientação sexual específica parte do fato de que os “emos” são um grupo tolerante! Diferente de outros grupos, os “emos” não teem nem disseminam discriminação quanto à orientação sexual de ninguém! E, portanto os integrantes da tribo se sentem a vontade quanto assumirem quaisquer preferências. Outro fator é que garotos emos também costumam usar maquiagem! Porém vou dar um exemplo: um índio quando pinta o rosto, ou usa brincos não está se vestindo de índia! Quando um garoto emo usa maquiagem não está se enfeitando como garota, mas como um garoto emo! É uma questão de uso cultural diferente! Como quando as primeiras calças femininas surgiram e muita gente dizia que as mulheres “estavam usando roupa de homem” ou quando surgiu a moda de homens usarem brincos e alguns outros viam nisso algo que “colocava a masculinidade em dúvida” (o que não é motivo justo para discriminar nem agredir ninguém)


O mais chato nisso tudo é saber que, enquanto outras tribos enfrentam apenas o preconceito dos adultos os emos encontram rejeição de outros jovens! Uma rejeição muito injusta, visto que “emos” não disseminam racismo ou violência e são totalmente pacíficos.


Coloridos. Os chamados “coloridos” ou a moda “happy rock” na verdade, apesar de serem considerados “emos” por quase toda a sociedade e por jornalistas (e até por eles mesmos), teem características sonoras, visuais e comportamentais muito diferentes daqueles “emos tradicionais ou originais” que falamos lá no começo! O “happy rock” é bastante diferentemente do Post-Hc (rock pesado com temas românticos e introspectivos e que tem, digamos, o “direito histórico” ao termo “emo”) sendo que o “happy rock” é mais um rock-pop ou apenas pop.




Para terminar vou aproveitar e responder qual é o o estilo da Aline!


Quando compro uma peça de roupa, ou escolho o que vou vestir, os acessórios que vou usar ou o modo como vou me maquiar e qual meu corte e cor de cabelo não me preocupo em seguir estilo algum. O meu critério para isso é o meu gosto pessoal. Eu me visto como me sinto bem, e com o que acho bonito. Gosto de usar franja, gosto de delineador e muitas tendências visuais que fazem com que me vejam como “emo”(o que não é ofensa nenhuma). Porém não me vejo como membro de nenhuma tribo. Gosto muito dos “emos” e tenho amigos de várias tribos. Musicalmente eu gosto muito de bandas de Post-hc, Screamo e Metalcore. Mas também gosto de Indie, Grunge, Pós-punk... e várias vertentes do bom e velho Rock’n’Roll... é o meu "jeito Aline"




...beijinhos***




Foram consultados: Site da Capricho e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa postagem!
    você está de parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ei max mim diz uma coisa se emo é se vertir de preto por a gora mudaram é rarro ver um emo de preto so tem max é colorido?tbm quero que vooc der maxs dicas de ser emo!" entende? mim diz a verdade os emos sao coloridos ou naum?"! manda po meu orkut ok!" te adolu by=>wylzáh!"

    ResponderExcluir