segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vida de Internauta 5 - Mensagem para Você.

A princípio fiquei em dúvida se deveria escrever este post sobre um filme que eu ainda não tinha visto (e parece ser um daqueles filmes que todo mundo já viu). Afinal as pessoas escrevem sobre lançamentos não é?

Numa manhã em casa com chuvinha lá fora e eu com preguiça, servi uma caneca de café com leite e torrei alguns pães para não ter que ir à padaria. Então para combinar com o momento liguei a TV a cabo procurando um filme dublado e bem açucarado onde ficamos torcendo pro casal terminar junto (e sempre termina) e achando tudo muito fofo! Então assisti a um filme que serviu bem “Mensagem para Você” de 1998 com Meg Ryan e Tom Hanks.

Na trama os personagens deles se conhecem na internet e desenvolvem relacionamento virtual. Um relacionamento virtual sem foto, sem informações pessoais... Bem, era 1998 certo? Eles enviavam e-mails! Eles mantiveram um relacionamento virtual sem fotos! Não existiam sites de relacionamento (possivelmente nem na cabeça do nosso amigo turco Orkut Buyukkoten) E usavam provavelmente Windows 98! Coisas inimagináveis nos dias de hoje aparentemente!

Depois do filme fiquei pensando se a internet já teve sua época de ouro e romântica! Quando as pessoas não eram tão apegadas às fotos! A nossa internet tem aplicativos deprimentes como “vou- não vou” tão grosseiramente focado na aparência! Eu já estava um pouco deprimida achando que aquele romantismo açucarado do filme não seria mais possível na Web de hoje em dia quando me lembrei dos fakes! É! Acho fake algo legal se a pessoa souber lidar bem com ele. E o que gosto justamente nos fakes é ver pessoas criarem amizade independente das convenções sociais! Enfim!

O que mais acontece no filme? Ah sim! Na vida off-line eles são adversários comerciais. Ele é empresário de uma grande rede de livrarias e ela tem uma lojinha fofa de livros infantis herdada da mãe. Ele, que prega a frieza e agressividade comercial, abre uma filial a alguns metros da lojinha dela e ela vai à falência! Primeiro fiquei um pouco revoltada! Por que não é a dele que fecha? Depois me toquei que a Arte imita a vida! E infelizmente vivemos cada vez mais cercados de firmas tipo “Blockbosta” super comerciais e sem o charme de locais tradicionais intimistas e gostosos. (Não acha deprimente comprar cd em uma grande loja de departamento onde tudo que o vendedor sabe sobre o Metallica é que se tiver o cd novo deles vai estar na letra “M”? Imagina você perguntar numa livraria se tem “Sonho de uma noite de Verão” e o vendedor perguntar se você sabe quem é o autor por que ele precisa saber para verificar se tem o livro!). E que o perfil de objetividade profissional em busca de grandes lucros (e fissura pelo filme “O Poderoso Chefão” segundo o filme) combina mais com um personagem masculino. E a sensibilidade presente na lojinha com um feminino! Enfim as mulheres “são mais assim e os homens assado”. (já reparou que as mulheres dão a possibilidade de personagens com um leque mais amplo e rico de emoções. Por isso são a maioria das protagonistas de novelas).

Voltando à história do filme. Eles na vida real sofrem um caso de atrito enquanto paralelamente vão se apaixonando através dos e-mails e conversas na AOL! Até que, claro eles ficam juntos! Epa! Contei o final! Mas você não achou que seria diferente não é? Mas sabe que isso é muito interessante? Na internet eles tiveram possibilidade de descobrirem coisas um no outro que não teriam descoberto nas oportunidades que tiveram pessoalmente! E isso não é muito bom? A internet ainda tem essa magia sim! Ultimamente não andam fazendo mais filmes de paixões pela Web? Quem sabe seja até porque já é comum demais? Quantas pessoas não começaram um relacionamento via Web? (você não sai mais de uma festa com números de telefone, sai com endereços de MSN).

É muito gostoso assistir a trama desse filme. Mas cuidado! Pode empolgar e se você já anda paquerando muito na Web vai acabar paquerando mais ainda! Então não custa falar sobre mais uma cena (aparentemente) sem importância do filme para terminarmos nosso post!

Em um dado momento eles marcam para se conhecerem pessoalmente em um restaurante, combinam uma forma de se reconhecerem. Ela deveria levar um livro e uma rosa. (Que fofo! E ela leva “Orgulho e Preconceito”!) No entanto eles não sabiam que já se conheciam (e ela o odiava até esse momento) resumidamente ele entra e não se revela. Eles discutem - segue a trama e ela pensa que levou bolo! Cogitando sobre o que poderia ter impedido o amigo virtual de comparecer e nem dar satisfação! (e sem enviar e-mail! Naquela época o “sem- mensagem nova” já era uma frustração dos internautas!) O rapaz da lojinha tem um jornal com uma manchete de capa que fala de um assassino psicopata que foi preso a dois metros de distância do restaurante naquela noite e pouco antes do horário que ela marcou com o amigo virtual. E eles cogitam se ela não estaria se correspondendo com o tal assassino e que ele deu bolo e não ligou justamente por ter sido preso!

Sabe de uma coisa? É muito fofo romantismo cibernético, mas você pode sim estar teclando com um assassino psicopata! Não custa lembrar aqui que precisamos ter muito cuidado com nossas informações na Web. E com quem nos relacionamos, e encontros devem ser em locais públicos, com mais pessoas sabendo o que você vai fazer e etc. como somos constantemente lembrados por alguém da Safenet!

Enfim se gosta de uma comédia romântica açucarada e queira também curtir um pouco do mundo virtual dos nossos ancestrais (rsrs) Você pode aproveitar a dica de filme.

...beijinhos***


Recadinhos
: Obrigada a quem teve paciência de ler um post tão extenso! E perdoem-me os professores de português, mas deixei de usar o pretérito mais-que-perfeito de propósito para ser mais coloquial. E perdoem-me os professores de teatro por não ter escrito “uma personagem masculina”!

Um comentário:

  1. ain q romântico!!! *-*
    é grande sim! mais vale a pena ler. ^^
    vx escreve bem de mais Aline

    ResponderExcluir