segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Alcoolismo Feminino

Hoje resolvi fuxicar as revistas de dona Beatriz (minha mãe) pra ver se achava algo útil pra falar pra vocês! encontrei uma revista Claudia (novembro de 2008) é velhinha, mas o assunto é ainda bem atual e importante de ser divulgado: alcoolismo feminino! A matéria é assinada por Cristina Nabuco.
Estou me sentindo com necessidade de fazer algo de utilidade para as pessoas, então desculpe se for um pouco chata hoje! Deem o crédito da matéria à Cristina, eu resumi aqui pra vocês.

"Os primeiros contatos com a bebida acontecem entre 13 e 15 anos (Aline: !!!) e logo se ampliam como forma de auto-afirmação ou até em dispusta com os garotos no "bebe todas" (Aline: "É eu já tive que tirar um copo da mão da Carol! =/") Mas de brincadeiras pra necessidade de ter bebida por perto é um caminho curto!
Entre adolescentes e adultas desponta outro fenômeno preocupante: a anorexia alcoólica (drunkorexic) em que a comida é trocada pela bebida em doses crescentes. a substituição é perigosa principalmente porque o álcool rouba nutrientes e , ao ampliar os efeitos psicológicos, aumenta a desordem alimentar em quem já tem tendência para desenvolvê-la
Em relação ao homem, a mulher é mais vulnerável ao álcool porque possui menos enzimas gástricas para metabolizá-lo. Resultado metade da dose masculina produz o mesmo efeito na feminina. As complicações do alcoolismo, entre elas a cirrose, ocorrem mais cedo na mulher. a relação de estragos inclui riscos de hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e câncer de boca, garganta, esôfago, mama ecólon, fora rugas prematuras. E na gravidez, o álcool atravessa a placenta podendo causar a síndrome alcoólica fetal, terceira causa de retardo mental nos EUA.

O comportamento também muda. A euforia e desinibição iniciais com a dependência, se transformam em depressão. Caem a concentração e a velocidade do pensamento. A mulher fica sonolenta, falta ao trabalho, descuida das crianças e de si.
Ficar inconveniente e dar vexame é o de menos. Pior é se meter em brigas com parentes e agressões ao parceiro. Como o alcoól destroi o juízo, bêbadas se expõem mais ao sexo inseguro
Quem exagera se depara ainda com o preconceito - "A Sociedade aceita que ela beba, mas não que se embriague!" Por isso a dependência em mulheres ainda é velada. Estigma, vergonha e culpa estimulam o isolamento. a tendência é disfarçar, negar o uso abusivo e postergar o pedido de ajuda.
A ressaca feminina é pior que a masculina. Mulheres sentem intensamente a intoxicação porque têm percentuais menores de água no corpo. Boca seca, tontura, dor de cabeça, náusea, cansaço, depressão e mal-estar. O dia seguinte nesse estado acarreta negligência nos afazeres. Mas o que tem peso dobrado é a ressaca moral, que vem da culpa, da angústia e da vergonha, sentimentos agravados pelo apagão de memória
Elas só procuram ajuda tratamento diante das complicações físicas, do medo de perder o emprego ou a guarda dos filhos. Nessa hora nem sempre há ajuda familiar (esposas encorajam os maridos a se tratarem, o oposto não ocorre; se houver apoio é por parte das mães, irmãs e filhos)
É ilusão acreditar que as crianças não percebem!
A participação em grupos terapêuticos femininos e remédios aversivos (dissulfiram) ou que atenuam os efeitos prazerosos da bebida (naltrexona e topiramato) podem ajudar a vencer a dependência. O principal, no entanto está na mão da mulher: a decisão de abandonar o copo."

Espero que a matéria tenha tido valor pra você e o tema pode ser amplamente pesquisado na internet e grupos de apoio acessíveis contactados.
caso deseje continuar lendo sobre isso poderá acessar por ex.: http://www.alcoolismo.com.br/alcoolismo_feminino_materias.html

...beijinhos***

Dica verde: Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas, e deixe a luz do sil iluminar a casa

Um comentário:

  1. Eu acho esta materia muito importante o alcoolismo feminino(tem muita gente tipo eu q por causa do amor começa a beber e acaba cm a vida por causa de uma pessoa q ama muito eu flo isso por eu ja passei por isso)so q hj eu naum faço mais isso pq os homem naum mereçe o nosso amor pq quando eles percebem q a gente ta gostando deles eles começam a pisa ..... é isso q eu fla bjoss amei muito esta materia.

    ResponderExcluir